Gráfica com Impressão Digital e Offset

Grafica com Impressao Digiral e Offset

Apesar de ser um método já tradicional no mercado, a impressão offset tem sido mais e mais comparada com a impressão digital. Muitos tem a imagem equivocada de que a impressão digital oferece melhor qualidade se comparado com a offset, pensamento totalmente equivocado e carente de informações. 

A decisão da utilização da modalidade de impressão deve levar em conta que tipo de serviço você precisa que seja desenvolvido, pois cada tipo de impressão se encaixa à uma necessidade diferente, e é isso que veremos agora.

Impressão offset

O sistema de impressão offset é caracterizado por ser um processo indireto. Criado na metade do século XX, o método utiliza matrizes a partir de chapas de alumínio, que servem como meio de gravação e transferência da imagem para o substrato.

As cores CMYK são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores.

O método de impressão offset é o mais utilizado no mercado, pois possibilita maior qualidade e permite a impressão de diversos substratos e gramaturas, do papel ao poliestireno plástico.

Para impressões de grandes tiragens, como em centenas e milhares, ou se tiver necessidade de uma cor pantone, a impressão offset é a melhor, principalmente para impressos promocionais. Permite maior número de trabalhos personalizados e tintas especiais, como o metálico e fluorescente.

Impressão digital

Já na impressão digital, as cores são impressas de uma única vez e de forma direta, sem intermediários entre tinta e substrato. O custo de acerto da máquina é reduzido, possibilitando impressão de apenas uma unidade, além de dados variáveis.

A impressão digital é um método bastante utilizado para provas de impressão, impressão de dados personalizados e pequenas tiragens.

Impressão Digital e Offset – Custo benefício

O sistema offset tem dois tipos de custo, que é o fixo e o variável. O fixo se refere ao maquinário, como custo das chapas, fotolitos e gravação, gastos esses que acontecem a cada nova impressão. Já o custo variável diz respeito a tiragem, ou seja, a quantidade de material a ser impresso. Porém, o custo variável da impressão offset é menor do que o custo da impressão digital. Sendo assim, para médias e grandes tiragens, a offset é mais indicada.

Impressão Digital e Offset – Acabamento

Esteticamente, também existem diferenças. Na impressão digital, a tinta é aplicada sobre o papel, enquanto na offset, ela penetra no substrato. Devido a isso, as impressões digitais aparentam maior saturação, se considerado ao mesmo substrato, sem enobrecimentos.

Isso se deve à composição da tinta, já que na impressão offset, a tinta é pastosa, composta por óleo mineral, pigmentos e aditivos. Equilibrada com água, a tinta perde um pouco a saturação.

Já na impressão digital, a tinta é um toner, um polímero, que se funde ao papel, em alguns casos é aplicado o silicone para realçar a saturação.

Decisão final

A decisão do método de impressão mais adequado varia de acordo com o tipo de trabalho, de acordo com a tiragem e prazo final. Ambos os métodos apresentam diferenças, sendo perceptível apenas por profissionais ou clientes com olhar mais avançado, mas no geral, tanto uma técnica quanto outra possuem um resultado final excelente e de qualidade.

Na Interfill são oferecidas ambas as impressões offset e digitais, utilizando máquinas de última geração, como a impressora digital HP indigo e a impressora offset Roland. Conte com o que há de mais completo em serviços gráficos, entre em contato e faça o seu orçamento agora.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on google
Share on linkedin

Relacionados