Nós da Interfill estamos no mercado há 26 anos oferecendo o que há de melhor na indústria gráfica, tanto em soluções offset quanto digital.

Disponibilizamos de total suporte para a confecção do seu projeto, desde o processo de pré impressão, até finalização e acabamento, e é disso que falaremos nas próximas linhas.

A importância de um bom acabamento gráfico para o seu projeto

Os acabamentos gráficos fazem parte da sua decisão ao contratar os serviços de uma gráfica de qualidade, sendo a escolha do acabamento de extrema relevância para alavancar as suas vendas e conquistar maior reconhecimento da marca.

Para o seu negócio é também um importante diferencial, pois devido a competitividade do mercado, o consumidor muitas vezes acaba tomando sua decisão final através do apelo visual. Sabendo disso, lance mão dos diferenciados acabamentos disponíveis no mercado para passar uma imagem mais profissional e maior confiabilidade ao seu consumidor. 

Indústria Gráfica, Offset e Digital para Empresas

Acabamentos disponíveis no mercado

Os acabamentos mais conhecidos para impressão são as vernizações, laminação, stamping e relevo.

Te mostraremos agora detalhes sobre cada um desses estilos.

Vernização

A vernização é um processo onde há a aplicação de alta concentração de verniz brilhante nos materiais. A técnica é mais comum em cartões de visitas, catálogos, capas de brochuras, capas de revistas e cardápios.

O efeito causa alto impacto ao produto, garantindo maior brilho e cores mais vivas, além de proporcionar maior proteção e resistência ao papel, aumentando a durabilidade do material. A técnica pode ser aplicada em toda a arte, desde que utilizados papéis couchê ou cartão, e pode ser utilizada também em alguns detalhes para destacar alguma informação que considere relevante. Uma boa dica é deixar o logotipo em verniz ou usar como destaque em ofertas, caso seja aplicado em catálogos, por exemplo.

Laminação fosca

A laminação fosca passa um ar de sofisticação e sobriedade. Seu efeito é sutil e pode ser aplicado em folders, cartazes e cartões de visitas.

Seu processo se dá através de calor no material com um equipamento específico. Vale salientar que nem todo tipo de papel suporta a laminação fosca, sendo importante obter orientação profissional para atingir o resultado final desejado.

Assim como a vernização, a técnica torna o material impresso mais resistente, formando uma camada protetora contra manchas e arranhões.

Stamping

O acabamento stamping oferece um diferencial, que é o efeito metalizado. Se assemelha muito ao sistema de tipografia, porém o clichê não recebe tinta. Ele é aquecido e pressionado contra uma fita coberta com uma fina camada de metal que faz derreter o material sintético. Assim, a camada metalizada se fixa ao papel ou embalagem.

Por ser uma modalidade mais ousada, seu uso exige moderação, pois pode criar excesso de informações ou um resultado um tanto que cafona. Sendo assim, não é indicado para qualquer tipo de projeto.

Uma boa dica é aplicar a técnica em alguns detalhes, criando um ponto de atenção ao impresso.

Relevo

O relevo é um acabamento muito interessante se utilizado apenas em alguns detalhes, podendo ser utilizado em qualquer papel com gramatura acima de 180g

É muito utilizado em cartões de visitas e possui a característica de passar um ar sóbrio e ao mesmo tempo realçar o conteúdo, ideal para quem deseja oferecer um diferencial para a sua identidade, mas quer algo que não chame muito a atenção ou seja muito extravagante.

Agora que você já conheceu melhor cada um dos tipos de acabamentos disponíveis no mercado, que tal aproveitar para entrar em contato e fazer um orçamento? Estaremos ansiosos para conhecer o seu projeto!

Voltar